Início / Conteúdo / Vilões: conheça os alimentos que podem desencadear a obesidade

Vilões: conheça os alimentos que podem desencadear a obesidade

11 de outubro é o Dia Mundial da Obesidade e especialista faz alerta para os alimentos que prejudicam a saúde

11 de outubro é o Dia Mundial da Obesidade e especialista faz alerta para os alimentos que prejudicam a saúde

Gomas açucaradas, biscoitos enfarinhados e doces são responsáveis pelo desenvolvimento de doenças como a obesidade e diabetes. 

Instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Dia Mundial da Obesidade é uma data que visa alertar a população sobre a prevenção da doença, que a cada ano, cresce no Brasil e no mundo. As últimas pesquisas da OMS, revelaram que 19% da população é obesa só no País. Ainda de acordo com a entidade, essa é a segunda principal causa de morte no mundo.

Especialistas informam que o problema é grave e ocasionado por diversos motivos. Contudo, em sua maioria, as pessoas obesas são sedentárias e com hábitos alimentares ruins. Apesar de existir diversas possibilidades de tratamentos eficazes para tratar a obesidade, os médicos alertam: A prevenção sempre será a melhor alternativa.

E ao falar em âmbito alimentar, que é considerado por muitos, o principal responsável pelo ganho de peso, é importante que as pessoas tenham consciência dos alimentos que são responsáveis pela má qualidade da saúde, e tem “culpa” pelos quilos em excesso na balança. 

Pessoas obesas nem sempre possuem doenças graves ou tem má qualidade de saúde. O biotipo mais “cheinho” pode estar saudável. 

A nutricionista, Marina Uvo explica que a principal recomendação é o equilíbrio. “Nada em excesso é bom, as pessoas precisam dar importância para a reeducação alimentar. Serem mais seletivas com as escolhas dos alimentos, e essa seleção deve ocorrer desde o supermercado. Não é sobre o que está em sua dispensa, e sim, sobre o que você escolhe colocar nela”, comentou a nutricionista.

Marina preparou uma lista com a classificação dos alimentos que são prejudiciais a saúde e enfatiza que é importante lembrar de comer estes e quaisquer outros alimentos em quantidades moderadas e com pouca frequência para manter o equilíbrio. 

Alimentos Vilões

✓ Açúcar refinado

✓ Óleo em excesso, especialmente no preparo e tempero dos alimentos

✓ Refrigerantes, refrescos e sucos adoçados

✓ Balas e gomas açucaradas

✓ Alimentos empanados e/ou fritos

✓ Sorvetes, picolés, doces e bombons com gordura hidrogenada e/ou excesso de açúcar

✓ Biscoitos e bolos

✓ Bebidas alcoólicas

✓ Carnes ou vísceras com alto teor de gordura, além dos embutidos. 

A nutricionista ainda alerta que a ingestão desses alimentos não necessariamente, levará ao desenvolvimento da obesidade. Porém, são influenciáveis, principalmente quando consumidos em excesso. 


Click e acesse a postagem original


Veja também...

Seleções do Brasil e da Argentina jogam hoje na Arábia Saudita

As seleções de futebol do Brasil e da Argentina se enfrentam hoje (16), às 15h, …

Maioria da população, mulheres só 'dominam' vagas de trabalho em três das 20 cidades da RMC

Maior parcela dos 2,8 milhões de habitantes da Região Metropolitana de Campinas (RMC), as mulheres …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *