Início / Capa / Presidente da Câmara afasta Maluf do mandato de deputado federal

Presidente da Câmara afasta Maluf do mandato de deputado federal

Ex-prefeito de São Paulo está preso desde dezembro do ano passado. Parlamentar foi condenado a 7 anos e 9 meses de reclusão

BRASÍLIA, DF, 05.11.2013: COMISSÃO/PEC197/ICMS – O deputado Paulo Maluf durante sessão da comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 197/12, que prevê mudanças na cobrança do ICMS no comércio eletrônico. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress)

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afastou o deputado Paulo Maluf (PP-SP) do mandato, nesta segunda-feira (19/2). O ex-prefeito de São Paulo está preso em Brasília desde dezembro de 2017. A determinação foi publicada em edição extra do Diário da Câmara.

Na decisão, Maia afirma que a prisão do deputado “inviabiliza, por prazo superior a 120 dias, o regular exercício do mandato parlamentar”.

Agora, cabe ao suplente, Junji Abe (PSD-DP), assumir a vaga. Abe é ex-deputado federal e ex-prefeito de Mogi das Cruzes, cidade na região metropolitana de São Paulo.

Maluf foi condenado pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) a 7 anos, 9 meses e 10 dias de prisão. O político teve a execução imediata do cumprimento da pena determinada pelo ministro Edson Fachin em 19 de dezembro de 2017. No acórdão condenatório, a Corte Suprema do país determinou que a condenação fosse cumprida no Distrito Federal. Hoje, Maluf está no Complexo Penitenciário da Papuda.

O parlamentar é acusado de lavagem de dinheiro. A condenação diz respeito à tentativa de ocultar verba proveniente de um desvio de US$ 15 milhões na construção da Avenida Água Espraiada – atualmente chamada Avenida Roberto Marinho – na capital paulista. Com informações da Metropoles.



Veja também...

Depois Dos 40 Anos Não Há Depois, É Tudo Agora

Depois Dos 40 Anos Não Há Depois, É Tudo Agora Depois dos 40 anos, o …

Em recorde histórico, Sergio Moro é entrevistado no ‘Roda Viva’; assista

Em recorde histórico, Sergio Moro é entrevistado no 'Roda Viva'; assista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *