Início / Conteúdo / Guatemala anuncia plano de reconstrução após erupção do Vulcão de Fogo

Guatemala anuncia plano de reconstrução após erupção do Vulcão de Fogo

Programa inclui a recuperação de estradas, a restauração de serviços básicos, a preservação de bens e a construção de casas

Por
EFE

access_time

5 jun 2018, 17h38

Cidade da Guatemala – O governo do presidente da Guatemala, Jimmy Morales, anunciou nesta tarde o plano de reconstrução viária e de casas para as pessoas atingidas pela erupção do Vulcão de Fogo no domingo, que já deixou 70 guatemaltecos mortos.

Depois da reunião de gabinete realizada na residência presidencial, o ministro da Defesa, Luis Miguel Ralda, fez uma entrevista coletiva para explicar o planejamento de resposta. Ele disse que a missão do Exército é apoiar à Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (Conred) até que o estado de emergência termine nos departamentos de Escuintla, Sacatepéquez e Chimaltenango, os mais afetados.

Ralda, que também é o coordenador da Conred, explicou que o programa inclui a reconstrução e a recuperação de estradas e a preservação de vida e bens das pessoas prejudicadas, que superam 1,7 milhão de guatemaltecos. Também serão analisadas as possibilidades de usar terrenos do Estado em Escuintla e Sacatepéquez para construir casas para os afetados. O ministro disse que esta construção será feita com base no censo do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) e em parceria com o Ministério de Comunicações, Infraestrutura e Moradia.

Também serão recuperados todos os serviços básicos e será feita a limpeza das rotas afetadas pela queda do material vulcânico. De acordo com o governo, existem alimentos e remédios suficientes para atender emergências provocadas pela erupção, que também deixou 476 pessoas feridas.


Post original click aqui.


Veja também...

Em nota, governo brasileiro lamenta morte de Kofi Annan

Em nota divulgada neste sábado (18) pelo Ministério das Relações Exteriores, o governo brasileiro lamentou …

Rio apura se tráfico faz barreira com brinquedos

O Comando da Intervenção na Segurança do Rio investiga se traficantes estão usando pula-pulas e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *