Início / Conteúdo / Dia das Crianças tem programação de festas e atrações pelo Rio

Dia das Crianças tem programação de festas e atrações pelo Rio

RIO – A próxima sexta-feira promete ser cheia de diversão e alegria para a garotada! Além do feriado em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, a data marca também a comemoração do Dia das Crianças. Entre as festas que acontecem no Rio destinadas aos pequenos, uma deverá reunir cerca de 600 crianças na Praça Argentina, em São Cristóvão, na Zona Norte. Idealizado pelo empresário Bruno Koki, de 30 anos, o evento terá distribuição de brinquedos, lanches e recreação infantil.

— Sou nascido e criado no bairro. Senti necessidade de organizar uma festa para crianças carentes da região, que muitas vezes não recebem presentes em casa. Nós contamos com ajuda de amigos e colaboradores. Está tudo pronto para sexta-feira.

A festa nasceu em 2016 e vai para a terceira edição este ano. Entre as guloseimas oferecidas para as crianças, a partir das 14h de sexta-feira, pipoca, algodão doce, cachorro-quente, açaí, sorvete e refrigerante. Bruno afirma que a celebração reúne moradores das comunidades do Tuiuti, Arará, Mangueira e Barreira do Vasco. Quem quiser colaborar com a festa pode procurar o Bruno no telefone 96403-3230.

— Os pequenos ficam ansiosos, me perguntam sempre se a festa está confirmada — conta ele, que faz outros projetos sociais com moradores em situação de rua.

Evento terá distribuição de brinquedos e lanches para as crianças Foto: Divulgação
Evento terá distribuição de brinquedos e lanches para as crianças Foto: Divulgação

 

Outros eventos pela cidade

A Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, Zona Oeste, preparou uma programação gratuita e especial para comemorar a data. Na sexta-feira e no sábado, a partir das 10h, a criançada terá o circo como uma forma de brincadeira. Haverá teatro, música, apresentações de palhaços, mímico, malabaristas, exposições, oficinas de pintura, de bola palito e de percussão, apresentações musical e maquiagem carnavalesca.

O RioZoo, mesmo em obras, também espera a criançada no feriadão. Um parquinho com brinquedos infláveis será instalado na área central do zoológico, e a Fazendinha reabrirá com os principais animais. Mais de 30 barracas e foodtrucks criarão uma enorme praça de alimentação na entrada do local, que vai funcionar de 10h às 17h. Os ingressos custam R$ 20, com direito a meia-entrada.

Ainda na sexta-feira, das 10h às 18h, o Centro Cultural João Nogueira (Imperator), no Méier, vai realizar atividades gratuitas direcionadas a toda a família.Logo na entrada, uma grande piscina de bolinhas e uma foto-cabine vão recepcionar a chegada dos pequenos, que poderão ainda aproveitar a maquiagem artística, cortejo, grupo de perna de pau, entrega de doces e brindes, pula-pula, contação de histórias, brincadeiras musicais, shows, malabares, aulão de dança e teatro. Para atender todas as crianças, haverá ainda, no terraço, contação de história com tradução em Libras.

Imperator terá programação gratuita totalmente voltada para as crianças Foto: Divulgação
Imperator terá programação gratuita totalmente voltada para as crianças Foto: Divulgação

 

Terá comemoração também no Renascença Clube, no Andaraí, Zona Norte do Rio, das 10 h às 15h. Brinquedos recreativos, brincadeiras, muita música, além de lanche, almoço e distribuição de brinquedos, doces, frutas e bolo. O evento é gratuito.

Atrações incluem música e oficinas educativas

O Sesc está com uma programação repleta de atrações. Em todo o estado, são mais de 400 atividades culturais, educativas e de lazer para toda a família, quase todas gratuitas. No Aterro do Flamengo, a partir das 9h, jogos gigantes, badminton, oficina de grafite, bola mania, oficina de cavalete, pintura de rosto e contação de estórias, entre outras atividades prometem animar a criançada. O Planetário da Gávea, na Zona Sul, e a Cadeg, em Benfica, Zona Norte, também receberão ações culturais.

Ainda na Cadeg os pequenos poderão participar de oficinas educativas ligadas à sustentabilidade, como oficina de plantio de hortaliças, de construção de brinquedos e de Abayomi, bonecas que simbolizam a valorização da cultura afro. As crianças vão poder participar também do “Pequeno Gourmet”, com atividades culinárias voltadas a elas. A música ficará por conta do do grupo musical do bloco carnavalesco Gigantes da Lira, na sexta-feira, às 15h30, e da banda da Guarda Municipal, no domingo.

Durante todo o fim de semana prolongado, a Orla Rio Concessionária vai promover uma ação em seis quiosques da orla carioca. O Gentilezinha, nome do espetáculo criado para a data,  tem como objetivo abordar, de forma lúdica e divertida, temas relevantes para o público jovem, buscando construir uma sociedade mais justa, igualitária, ambientalmente responsável e inclusiva. Ao final da apresentação serão distribuídas cartilhas ilustradas, que refletem os temas e valores abordados. A iniciativa acontece ns quiosques K8, Via 11, Santa Clara, Coisa de Carioca, Pôr do Sol e Pontal. Brinquedos em bom estado de conservação podem ser doados nos quiosques.

O Gentilezinha tem como objetivo abordar temas relevantes para o público jovem Foto: Divulgação
O Gentilezinha tem como objetivo abordar temas relevantes para o público jovem Foto: Divulgação

Nas zonas Sul e Oeste do Rio, mais precisamente nas lojas de Ipanema e da Barra da Tijuca, a rede de Galeria Urban Arts vai receber uma oficina de máscaras onde as crianças vão poder soltar a imaginação de forma divertida e lúdica tendo como inspiração o movimento cubista. Segundo os organizadores, a ideia é fazer com que o público infantil tenha contato com o estilo de representação de alguns artisitas. Tudo isso acompanhado de muito brigadeiro! As inscrições gratuitas serão feitas na hora.

E as comemorações não terminam. No sábado, o projeto Amigos da Pracinha leva a proposta de ocupação cultural nas praças e áreas públicas para  o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), em São Cristóvão.A programação gratuita começa às 10h em uma tenda de circo, com troca de livros entre as crianças, oficina de Jogos da Curió e contação de histórias com Juliana Franklin.


Post original click aqui.


Veja também...

Preocupação não se restringe à tabela: queda de rendimento do Botafogo liga o alerta

Após o empate sem gols diante do Ceará, na Arena Castelão, o discurso de jogadores …

VÍDEOS: JM de terça-feira, 16 de outubro

Assista aos vídeos do telejornal com as notícias da Bahia. Assista aos vídeos do telejornal …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *