Início / Conteúdo / Carlos Nadalim, da escola Balão Mágico a um posto estratégico no MEC – EL PAÍS Brasil

Carlos Nadalim, da escola Balão Mágico a um posto estratégico no MEC – EL PAÍS Brasil

Carlos Nadalim, no novo secretário de Alfabetização do Ministério da Educação (MEC), se destaca em alguns aspectos: a militância contra as ideias do pedagogo Paulo Freire, demonizadas por serem “marxistas”, e o entusiasmo pela educação domiciliar, que ele divide com os seus 168 mil seguidores em seu canal “Como educar seus filhos” no YouTube. No mundo offline, a experiência de Nadalim se dá como coordenador da escola Mundo do Balão Mágico, em Londrina, fundada por sua mãe. No censo escolar de 2017, a escola contava com pouco menos de 150 anos até o 5º ano.

Carlos Nadalim é formado em direito pela Universidade de Londrina com especializações em filosofia moderna e história da arte, além de um mestrado em Educação na mesma instituição. Até aí,um currículo modesto. O pulo do gato, que o levou a um posto estratégico e novo em uma das pastas mais importantes da Esplanada, é um apadrinhamento-chave: ele é mais um “olavete”, discípulo do autointitulado filósofo Olavo de Carvalho, o guru da ultradireita e maior influenciador do Governo Bolsonaro. O próprio Carvalho sugeriu seu nome para Ricardo Vélez, o ministro da Educação que também indicou.

“Há poucos cursos de magistério no país, por exemplo, que é onde se aprende o procedimento técnico para o ensino. Paulo Freire chama isso de tecnicismo e diz que ele desvincula o educando de seu contexto. Ele faz uma defesa ideológica do fim da alfabetização, porque ele quer que a criança tome consciência de classe. Para ele você precisa ensinar a criança a linguagem porque ela é dominada pela classe dominante que impõe seu discurso. Mas a alfabetização não é isso. Alfabetização é uma técnica para ela decodificar e reconhecer palavras”, explica Nadalim em seu site.

Desde 2013, Nadalim mantém o canal “Como educar seus filhos” e exibe, entre os conteúdos, entrevistas com pessoas como o seu professor, Olavo de Carvalho, e o Padre Paulo Ricardo, que defende a educação moral. No site que leva o mesmo nome, além dos vídeos, Nadalim disponibiliza textos e cursos online como o “Ensine seus Filhos a Ler – Pré-alfabetização”, que já formou 2.758 pais e mães.

Nadalim é conhecido na Internet por ser um defensor da educação domiciliar e do método de alfabetização fônico, que alfabetiza a partir da apresentação dos sons de cada letra e a junção de sílabas, método que não prioriza a interpretação de texto como defendia Paulo Freire, e sim a decodificação.


Post original click aqui.


Veja também...

Produtor rural aposta em frigorífico de peixes e faz sucesso em Guamiranga

Um produtor rural que trabalha com piscicultura em Guamiranga, na região dos Campos Gerais do …

Produtor rural ensina como preparar tilápia ao molho de amoras

O produtor de amoras Ademar Feil, que mora em Cascavel, no oeste do Paraná, já …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *