Início / Capa / Aécio Neves triplicou seu patrimônio, após eleição de 2014, diz jornal

Aécio Neves triplicou seu patrimônio, após eleição de 2014, diz jornal

Patrimônio de Aécio Neves triplica após eleição de 2014, diz jornal

Salto é resultado de operação envolvendo cotas de emissora do tucano; em nota, senador diz que informação é falsa e absurda

Documentos da Receita Federal revelam que o patrimônio declarado do senador Aécio Neves (PSDB-MG) triplicou após após a eleição de 2014, quando perdeu a disputa presidencial para a Dilma. A informação é do jornal “Folha de S. Paulo”.

O salto patrimonial foi de R$ 2,5 milhões em 2015 para R$ 8 milhões em 2016. Segundo dados da publicação, o crescimento é resultado de operação financeira entre Aécio e sua irmã Andrea Neves envolvendo cotas que o senador tinha da rádio Arco Íris.

Em nota de sua assessoria de imprensa, Aécio Neves refuta os dados da matéria da “Folha de S. Paulo”. “A informação é falsa e absurda. Não se sabe porque o jornal escolheu essa data uma vez que não houve, a partir de 2014, a aquisição de qualquer bem pelo senador. Portanto, ao contrário do que sugere a matéria, não houve qualquer aumento no seu patrimônio”, diz a nota.

Quebra de sigilo

Os dados foram publicados depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) ordenou a quebra de sigilo fiscal do tucano em ação cautelar que corre paralelamente ao inquérito que investiga Aécio por ter pedido R$ 2 milhões ao dono da empresa JBS, Joesley Batista.

O aumento patrimonial

Metade dos recursos foi rastreada pela Operação Patmos, um desdobramento da Lava Jato no STF, que levou à prisão de Andrea, braço direito de Aécio quando ele governou Minas Gerais (2003-2010). Ela foi solta em junho.

Nas eleições de 2014, Aécio declarou ao TSE que suas cotas na Arco Íris afiliada da Jovem Pan, valiam R$ 700 mil, na forma de uma dívida que mantinha com a antiga dona, sua mãe.

Por dois anos, em 2014 e 2015, o tucano também declarou à Receita R$ 700 mil, conforme as cópias das declarações de Imposto de Renda agora em poder do STF.

Em setembro de 2016, Aécio decidiu vender suas cotas à outra sócia na rádio, Andrea. Ao realizar a operação, o senador declarou ao Fisco que elas valiam R$ 6,6 milhões, quase dez vezes mais do que um ano antes.

Ao mesmo tempo, a mãe de Aécio perdoou a dívida com o filho. Os mesmos R$ 6,6 milhões foram declarados por Andrea em seu Imposto de Renda — cujo sigilo também foi quebrado pelo STF.  Aécio declarou que vendeu as cotas em 48 prestações, incluindo uma primeira parcela de R$ 380 mil.

Coluna

Aécio também declarou à Receita Federal recebimento da Empresa Folha da Manhã, que edita o jornal “Folha de S. Paulo”, quem publicou a matéria. Ele prestou serviço como colunista da publicação a partir de 2011.

Na publicação, a Folha diz que remunera seus colunistas e lembra que Aécio deixou de ser colunista em maio de 2017, após a Operação Patmos. O senador, segundo a publicação, declarou ter recebido R$ 13,2 mil (2014), R$ 21,4 mil (2015) e R$ 25,8 mil (2016).

Leia a nota de Aécio Neve na íntegra

“Em matéria publicada nesta terça-feira, a Folha de S.Paulo vincula as eleições de 2014 ao que seria um salto no patrimônio do senador Aécio Neves.

A informação é falsa e absurda. Não se sabe porque o jornal escolheu essa data uma vez que não houve, a partir de 2014, a aquisição de qualquer bem pelo senador. Portanto, ao contrário do que sugere a matéria, não houve qualquer aumento no seu patrimônio.

A Folha confundiu crescimento patrimonial com valorização de um patrimônio pré-existente. Para afirmar que o patrimônio triplicou, misturou valores históricos de bens e valores atuais de venda de um ativo.

Ao fazer referência de que o valor declarado antes de 2016 “era menor”, a matéria simplesmente omite que é exatamente isso o que determina a legislação. Os bens são declarados pelo valor pelo qual são adquiridos e apenas quando são vendidos os novos valores são registrados. Foi isso exatamente o que foi feito.

Por exemplo, se alguém comprou um apartamento por 100 mil reais e o vendeu hoje por um milhão, não se pode dizer que o patrimônio dessa pessoa cresceu 1000%. O patrimônio é o mesmo, o que houve foi apenas a sua valorização.

Importante ressaltar que parte do valor advindo da venda das quotas será recebido no futuro, sendo, portanto, crédito a receber.

É grave e condenável a tentativa de lançar suspeitas sobre uma operação comercial legítima declarada à Receita Federal, e que teve os impostos devidamente recolhidos.

Os sigilos fiscais do senador sempre estiveram à disposição das autoridades e é lamentável que tenham sido vazados ilegalmente e seus dados interpretados de forma tão incorreta.”

Com informações do O Tempo.



Veja também...

Depois Dos 40 Anos Não Há Depois, É Tudo Agora

Depois Dos 40 Anos Não Há Depois, É Tudo Agora Depois dos 40 anos, o …

Em recorde histórico, Sergio Moro é entrevistado no ‘Roda Viva’; assista

Em recorde histórico, Sergio Moro é entrevistado no 'Roda Viva'; assista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *